QUEM SOU


Com uma história construída ao longo de trinta e nove anos de atividade profissional, enfrentei missões de trabalho com vários formatos. Eu divido a minha carreira profissional em três fases distintas.  
 A Fase um representa os primeiros dez anos nos quais desempenhei atividades técnico-operacionais e na medida em que atendia bem os clientes (externos e internos) e entregava resultados, os desafios naturalmente aumentavam. Nada muito diferente do padrão típico de carreira de 99% dos profissionais que conheço.

A fase dois inicia quando conquisto a primeira oportunidade gerencial. Oportunidade que exigiu esforços muito maiores do que eu imaginava viver naquele momento. Lembro que no inicio desta etapa superei grandes dificuldades pois o ambiente organizacional passava por turbulências consideráveis para a época, eu não me conhecia bem o suficiente e posso afirmar que naquele momento eu pouco entendia de pessoas. Tive a felicidade de contar com apoio de gestores e pares mais experientes que emprestaram a sua bagagem para que eu montasse a minha própria bagagem. Mas tive a felicidade de liderar várias pessoas e profissionais muito melhores do que eu. Aprendi muito com cada um deles. Convivi com inúmeros tipos de personalidade e posso afirmar que tive gestores dos mais variados estilos de liderança. Vivi momentos felizes, excitantes e passei por momentos assustadores. Mas nunca desisti de entregar o meu melhor.
 
Com certeza todo este tempero de cultura me fez aprender muito e por causa de vários desafios, fui estimulado a desenvolver-me. Ao longo de vinte anos tive a oportunidade de gerenciar e liderar equipes multidisciplinares de vendas e negócios em diferentes organizações, em diferentes segmentos de mercado. Observei e aprendi que o processo de vender e o comportamento da equipe junto ao cliente são constantemente desafiados. Desafios que são provocados pelas mudanças naturais do mercado, consequência de um processo de evolução do cliente, bem como pela mudança na realidade das organizações que a cada dia precisam ser mais competitivas para atender demandas e superar as expectativas dos clientes.

A fase três é composta pelos últimos doze anos e é caracterizada pela forte atuação com pessoas, pelo desenvolvimento de vários projetos empresariais, trabalhando com seleção e aconselhamento de executivos e com desenvolvimento e formação de alunos dentro e fora da sala de aula, na condição de professor universitário e treinador. A partir de uma postura crítica e contando com um ambiente de estudos e de compartilhamento de saberes, continuo me surpreendendo diariamente com pessoas e empresas mas tenho conseguido decodificar e compreender um pouco melhor os desafios nada fáceis que o mundo corporativo impõe e exige. Nesta fase tenho lido, estudado e refletido muito sobre vendas, marketing, gestão, planejamento e liderança. Tenho estado em contato com vários autores, uma quantidade significativa de ótimos professores e alguns líderes que continuam me inspirando e conduzindo para descobertas impressionantes que tenho feito em relação a padrões de funcionamento das empresas, e porque não dizer das pessoas, uma vez que são as pessoas que formam as empresas.
 
Tenho procurado desenvolver uma carreira uniforme e retilínea mas não tenho a menor pretensão ou expectativa de que todos entendam ou aceitem 100% das posturas que tenho tomado ao longo da vida. Ninguém é unanimidade e eu também não sou.
 
Mas é com esta bagagem multicultural e multidisciplinar, com muita humildade, com a energia positiva que sempre caracterizou a minha postura e acima de tudo, promovendo um clima de grande reflexão (muitas vezes inquietante) que desejo ser percebido pelos próximos vinte anos, atuando no mundo corporativo como treinador e palestrante. O principal objetivo deste projeto de carreira é entregar ótimos trabalhos aos clientes a quem sentirei orgulho em passar a chamar-lhes de amigos.
 
Não quero ser contratado para dizer o que as pessoas querem ouvir. Quero ser contratado para falar para as pessoas o que elas precisam e devem ouvir. É para isso que venho me preparando ao longo da vida. 
Estou pronto para uma conversa com objetivo de entender seus desafios como gestor de empresas e de pessoas e minha crença é que ao firmarmos uma aliança, os seus desafios passarão a ser os nossos desafios.

 Conte comigo e com minha energia positiva. Sucesso, sempre!

Pesquisar este blog