sábado, 24 de julho de 2010

Boas vindas ao segundo semestre de 2010


Caros alunos

Estamos começando um novo período letivo e a partir de agora, coloco no ar a possibilidade de trocarmos informações também pelo BLOG. Tenho intenção de compartilhar informações, textos importantes para as nossas disciplinas e cultivar um clima de muita troca de experiências e percepções. A minha fime expectativa é que venhamos a interagir de várias formas. Tanto da forma tradicional (em sala de aula) e principalmente fora dela com o uso das mídias virtuais e das redes sociais. Estou disponível para acolher dúvidas, promover fóruns de discussão e participar ativamente do desenvolvimento que todos nós experimentaremos.

A foto neste comentário ilustra um dos vídeos que utilizaremos em sala de aula. Trata-se de uma palestra de Peter Senge, autor contemporâneo e de vanguarda na área da administração e gestão. Abaixo compartilho algumas idéias centrais da sua obra:


"A Era Industrial tem sido um período de exploração não só de recursos naturais como também a de exploração de pessoas (trabalho).
- Ignoramos o fato de que há pessoas que vivem com menos de 1 dolar por dia;
- Conflitos regionais devido a água e comida: Ex: Índia e China brigando pelo Himalaia que possui fonte de água;
- A revolução de agora é mudar nossa forma de pensar e uma maneira de viver em maior harmonia com a natureza;
- Instituições grandes com economia regenerativa, que funcione como sistemas vivos que não criem resíduos, para funcionarem como bases no rendimento de energia da Terra;
- Existencia de novos líderes para lidarem com as questões da nova revolução."

Segundo Peter Senge, as idéias norteadoras para criar um futuro sustentável passam por levar em conta as necessidades das futuras gerações. Ou seja , viver o presente sem comprometer o futuro.

Ao apresentar esta breve reflexão, gostaria de saber a sua opinião. Você concorda? Discorda? Poderia justificar a sua resposta? Sinta-se inteiramente à vontade! Todos nós, aguardamos os seus comentários.


Com toda a minha energia positiva, desejo-lhe um ótimo começo das aulas do segundo semestre de 2010 e dou-lhes as boas vindas ao nosso ambiente de integraçao. Um forte abraço, sucesso sempre!

Prof. Rudi - 25Jul10

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professor Rudi, concordo com a posição do Peter Senge, acho que realmente devemos agir tanto como pessoa, como cidadãos pensando num futuro, mas você sabe o quanto é dificil para os Estados(Países) pensarem e agirem dessa maneira, isso porque envolve não apenas uma mudança de comportamento, mais também uma nova maneira de agir, e essa mudança para os governantes do mundo, resulta na questão de dinheiro, e muito países não querem abrir mão de conquistar mais dinheiro e poder, para diminuir os efeitos causados pelas suas atividades industriais dentre outras...Daí fica dificil não é mesmo?! Muitos foram os acordos, e tratados sobre estes assuntos, alguns até concordam outros não, e este impasse permance...Até quando a natureza e a sociedade vai aguentar isso...não sabemos...

Anônimo disse...

Eu concordo, pois se não agirmos no presente, não teremos futuro.
Suellen

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Pesquisar este blog