quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Investir em diversidade traz bons resultados

Muitas cabeças pensam melhor e inovam mais do que uma.

Investir em diversidade traz bons resultados, mostra a pesquisa apresentada pela consultoria Ernst & Young no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, mostrou que a diversidade de pensamento é um dos fatores que mais influenciam a capacidade de inovação das empresas. O estudo, intitulado Driving innovation through diverse perspectives (ou em português, “Gerando inovação por meio de diferentes pontos de vista”) sugere que a inovação é gerada pelo choque de ideias diferentes, ou seja, diferentes pontos de vista de diferentes pessoas estimulam a criação e, em consequência, a inovação no ambiente empresarial. Isso é o que os especialistas estão chamando de “abordagem inclusiva”: incluir o máximo de diversidade possível para impulsionar a inovação. Quando não há diversidade, a empresa limita seu potencial criativo e corre o risco de se enfraquecer na concorrência por mercados.


Quatro princípios:
O estudo se baseia na conexão entre diversidade de pensamento e inovação. Por isso, a tradicional visão de diversidade como sendo restrita a gênero e etnia é muito limitada e não inclui outras diferenças importantes, como bagagem cultural, geração, habilidades pessoais, educação, e experiências de vida, por exemplo.

Ao mesmo tempo que muitos empresários sabem da necessidade de contar com a visão e experiência de pessoas de diferentes etnias, regiões do país ou do mundo, ou faixas etárias, muitas vezes não possuem a habilidade necessária para lidar com o relacionamento intercultural. Essas mudanças devem ser acompanhadas por uma mudança na cultura da organização, que é crítica para o desenvolvimento de líderes capazes de transformar e criar.

Para ajudar, os estudiosos recomendam também quatro princípios que devem ser adotados pelos empresários que querem ser líderes no seu setor:

1 - Promova a diversidade
2 - Antecipe a nova grande ideia
3 - Procure novos talentos
4 - Foque em liderança criativa

Gostei muito de assistir a reflexão do presidente do Banco Santander, Fabio Barbosa (disponivel em http://www.youtube.com/watch?v=SrONJfa9lZU) aonde ele destaca sobre o maior desafio que é a diversidade de pensamento. Uma grande reflexão... Recomendo que você o assista, vale à pena!

Sucesso!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog