segunda-feira, 12 de março de 2012

Parcerias são boas? Algumas sim...

Vou tratar de um assunto que pode ser um tabú na atividade de consultoria. 

Trabalhar nesta área tem proporcionado experiências ímpares e marcantes, a começar pela oportunidade de conhecer pessoas, empresas, analisar, diagnosticar, propor e entregar soluções aos clientes. Ao longo do dia surgem muitas necessidades, inumeros formatos e vários concorrentes disputando algumas oportunidades. 

Para aumentar a taxa de conversão (Win Rate) é típico neste mercado a construção de parcerias. É parceria prá lá, parceria prá cá... Confesso que já sinto aversão a esta palavra, de tão "batida" nos últimos tempos. Sempre fico entusiasmado quando identifico alguma sinergia aonde a equação possa ser 1 + 1 > 2. Mas tenho encontrado (com mais frequencia do que gostaria ou imaginaria...) situações aonde a conta também resulta num valor <2. Claro que já devo ter decepcionado algum "potencial parceiro" por conta de frustração em relação à entrega de um dado projeto, de um dado resultado. Mas atuo sempre com ética e transparência, mantendo a relação em elevado nível, deixando portas abertas.

O que muito tem me chateado é que as minhas experiências mais negativas sao do modelo "fogo amigo". Tenho compartilhado oportunidades, projetos e ideias com amigos consultores e quando menos espero, lá está ele desenvolvendo aquele dado projeto, naquele cliente que eu havia prospectado.

Tenho plena noção que não se pode converter em projeto 100% das propostas apresentadas. Mas perder a oportunidade para um consultor amigo? Perder para um consultor amigo que eu mesmo apresentei ao cliente? Sinceramente, tenha dó! Nesta situação eu me senti "usado" e por conta disso,doravante vou adotar o bordão do programa "O Aprendiz:" Você está demitido!  #prontofalei

E vamu qui vamu...





2 comentários:

Thais disse...

É complicado, pessoas com falta de empatia, que não querem somar e sim dividir. Uma hora, pessoas com essas atitudes colherão a semente que estão plantando... E ai quem sabe revejam seus valores e conceitos, principalmente de empatia.

Carol Carneiro disse...

Só acho que o engano foi entitulá-lo xx-"amigo"... Definitivamente, a atitude não condiz com o rótulo. Demitido e por assim dizer, justa causa!

Pesquisar este blog