sexta-feira, 30 de julho de 2010

Motivação e desempenho nos estudos

As aulas recomeçaram há uma semana e após o nosso primeiro contato com todos os alunos deste semestre, inicio aqui a primeira reflexão que trata de um ponto que acredito ser fundamental para o sucesso, na condição de aluno. Transportei-me empaticamente para as carteiras e compartilho um tema importante para o sucesso na trajetória acadêmica: A Motivação.

Motivação é quando se tem um motivo para agir. Estar motivado significa possuirmos um desejo por trás das nossas ações. Ela é responsável pela persistência em atingirmos as nossas metas. Quero compartilhar uma breve reflexão sobre a motivação para o estudo. Motivação é algo interior, pessoal e intransferível. Ninguém motiva ninguém...

Efetivamente a motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Percebo que o aluno motivado sempre tem melhor rendimento do que aquele que não está motivado. No entanto, infelizmente, é muito comum, na condição de aluno não termos motivação para o estudo. Talvez isso ocorra porque nunca nos tenhamos questionado sobre o real motivo para estudarmos. O que esperar desta fase? Quais são as nossas expectativas? Aonde queremos realmente chegar na profissão e na vida? Infelizmente propor tais reflexões não faz parte do programa pedagógico de muitas disciplinas e inúmeros professores, com o objetivo de cumprir o programa, acabam não abordando este assunto de forma direta e clara.

Efetivamente o estudo desenvolve a capacidade de analisarmos e compreendermos melhor os fenômenos que nos cercam. Ele permite que tenhamos uma visão mais crítica do mundo. Na condição de estudantes tornamo-nos mais perspicazes para percebermos as situações do dia-a-dia e aproveitarmos o conhecimento adquirido em nosso benefício — assumindo assim um controle maior da nossa própria vida. Mas é preciso PERCEBER !

Um mistério no processo: Como Adquirir Motivação?
Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural quando somos alunos. Ela pode surgir pela nossa própria curiosidade ou pela vontade progredirmos na vida. Entretanto, para muitos de nós, manter-se motivado é um enorme desafio. Nesses casos, tenho recorrido com sucesso a algumas atividades e técnicas que tem me ajudado muito a manter-me motivado.

Uma excelente forma de motivação é através da visão no sentido de enxergar o futuro, ver adiante. Visualizar o objetivo e sentir as sensações do sucesso (como se ele já tivesse acontecido). Isso faz com que a confiança aumente. Por exemplo, se o meu objetivo é passar no vestibular, imagino o momento da aprovação depois de tanto esforço e dedicação. Ou seja, imagino a sensação e a emoção do exato momento em que li o meu nome na lista de aprovados.

Outra maneira de obter motivação é ficando em contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais que os meus. Participar de grupos no qual estejam pessoas otimistas e animadas (um incentivando e ajudando o outro) faz com que todos nós permaneçamos ativos. No meu ambiente acadêmico isso foi fundamental para o meu rendimento positivo. Sempre lembro com muito carinho das colegas (e hoje grandes amigas) Cleusa Nogueira e Vera Ottmann e a forma como trocávamos informações e torcíamos uns pelos outros. Nós os três tínhamos os mesmos objetivos e os mesmos sonhos. Que tempo bom foi aquele e quanta coisa aprendemos juntos!

Benefícios da Motivação
Quando estamos motivados temos muito mais ânimo para prosseguirmos e superarmos os nossos objetivos. A motivação faz com que na condição de estudantes sejamos mais eficientes nos estudos, gerando mais resultados e conseqüentemente tornando-nos seguros. Pela motivação as coisas passam a "ter sentido", mesmo que estejamos passando pelo stress das provas, dos trabalhos, das avaliações, de estarmos num ambiente adverso ou qualquer outro fator presente no ambiente acadêmico.

É fato que em todo projeto de longo prazo encontraremos momentos de ânimo e momentos de grande desânimo. Estes últimos nos trarão vontade de desistirmos e é preciso estar preparados e aprendermos a lidar com eles. Por isso a motivação deve ser trabalhada diariamente e permanentemente. Ou seja, todos os dias precisamos e devemos refletir sobre os motivos que o estão nos fazendo estudar, seja a busca por uma condição social melhor, por dinheiro, sucesso profissional, realização pessoal ou qualquer outro motivo. Pensar de forma positiva SEMPRE ajuda muito.

Caros alunos, após esta nossa primeira semana de convívio em que estamos descobrindo novos relacionamentos, tendo contato com um novo ambiente de estudo é absolutamente normal surgir os momentos de crise, desânimo e cansaço. Mas é preciso combatê-los logo no começo. Este é o segredo! E se o combatermos juntos, todos nós ganharemos muito. Lembre-se: No continuum da maturidade, o que importa é a interdependência... Mas isso é assunto para outra reflexão. Mantenhamo-nos motivados. SUCESSO !
P.S - Agradeço-lhe por registrar a sua opinião sobre esta reflexão. Obrigado !

17 comentários:

Anônimo disse...

PROFESSOR E QUANDO NÃO POSSUIMOS ESTA MOTIVAÇÃO O QUE DEVEMOS FAZER? EU TENHO 25 ANOS, UMA FILHA PRA CRIAR, SEI QUE ELA DEVERIA SER O MOTIVO PARA MIM, MAS SE TORNA UM PESO POIS EU PENSO NO QUANTO TEMPO DE VIDA EU PERDI, EM QUANTAS COISAS EU FIZ DE ERRADO, E QUE AGORA SE TORNAM DIFÍCIL PARA CONCRETIZAR...EU QUERIA UM EMPREGO, UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER E CRESCER, MAS PARECE QUE EU NÃO EXISTO PRO MUNDO, MINHAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAIS DEMONSTRAM INSTABILIDADE, E POR ISSO FICA MAIS DIFICIL PRA MIM UMA COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. APESAR DE GOSTAR DO CURSO SINTO INSEGURANÇA POIS NÃO CONSIGO UM ESTÁGIO NA ÁREA, E GOSTARIA DE SUA AJUDA! GRATA MARIANA

Sanderson disse...

Fator principal para motivação concerteza uma carreira profissional de sucesso. Hoje em dia o mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada e para buscar qualificação você necessita de estudo. Para ser o melhor ou estar preparado para vencer desafios.

Juliana Saito disse...

Rudi, muito instigante seu tema! Estar motivado é um enorme desafio não somente para os alunos, mas para todos nós.
Como integrante do meu time de trabalho e amigo, não poderia deixar de elogiar esta brilhante iniciativa de provocar os alunos através do blog, à reflexões tão importantes e necessárias para compreensão de algumas etapas da vida que certamente quando compreendidas levam ao sucesso pessoal e profissional.
Um beijo,
Juliana Saito

Unknown disse...

Olá professor Rudi.
Acredito que a motivação é essencial para um bom desempenho do aluno. É ela que vai fazer com que o aluno se esforce e busque seus objetivos. Ninguém estuda por estudar, por mais que a pessoa goste, ela tem um objetivo, nem que seja somente, adquirir maiores conhecimentos. No meu caso, em particular, estudo para poder ter uma colocação melhor no mecado de trabalho para poder ter o salário que almejo. Portanto, concordo que a motivação é um fator determinante para um bom desempenho nos estudos e também, na vida profissional.
Atenciosamente Pilar Antonia de Brito Buquéra.

Bruna Tridapalli disse...

A motivação é uma coisa pessoal, que vem de dentro de cada ser, ninguem pode nos dar,emprestar, doar, a motivação só depende do nosso querer, da nossa vontade de conquistar algo que desejamos!!!

Se tivermos uma motivação para nossa vida, teremos com certeza um sucesso no futuro profissional e até mesmo pessoal. Todos tem um objetivo em sua vida, então devemos ter motivação para conseguir alcansa-las...

Beijo.

levis disse...

Muito interessante a Motivação para os alunos que desde ja com grandes desafios em frente sempre preparados a tudo,que servira não so para os estudos mas no dia-dia de nossas vida e profissionalmente no mercado de trabalho.Sempre otimo termos pessoas como exemplo que nos incentiva na vida. valeuu RUDI.IZAIAS DE FREITAS

levis disse...

Muito interessante a Motivação para os alunos que desde ja com grandes desafios em frente sempre preparados a tudo,que servira não so para os estudos mas no dia-dia de nossas vida e profissionalmente no mercado de trabalho.Sempre otimo termos pessoas como exemplo que nos incentiva na vida. valeuu RUDI.IZAIAS DE FREITAS

Felipe disse...

O assunto motivação está presente em tudo o que fazemos com o objetivo de nós satisfazer da melhor maneira possível, o meu caso se trata de motivação para os estudos e o trabalho para atingir meu objetivo é preciso ser persistente, caminhar sempre com fé e esperança.
Isto pra mim é motivação é ter controle sobre seus medos é ir em frente acreditar em si próprio, quando encontrarmos obstáculos torna-los uma solução não um problema, e assim conseguiremos atingir nossa perspectiva de vida.
Deveríamos tomar está atitude todos os dias adquirindo a motivação e passando para as demais pessoas de nosso convívio demonstrando uma reflexão sobre nossos atos e trazendo desempenho a nossa carreira profissional.

Grato aluno Felipe Bruno Mendes Amélio.

Unknown disse...

olá professor Rudi,acho que nossa motivação vem desde que escolhemos um curso para uma apredizagem mais avançada,porque não viemos a aula só para passar o tempo,mas sim para aprender,e nosso interesse vai do interesse do professor,pois é ele que vai passar suas expêriecias aos alunos,trazendo o prazer de aprender,valeu Rudi abraço te mais.(Edson Gonçalves Silva)

Anônimo disse...

Olá professor Rudi,para mim a motivaçaõ é tudo pra se ter um bom estudo,sem ele não estariamos aqui para buscarmos aprender coisas novas, para por em prática no nosso trabalho e também na nossa vida buscando melhorar nosso futuro.Abraço te mais...
Edson Gonçalves Silva

Anônimo disse...

Muito legal o artigo. Das várias técnicas de se manter motivado, acredito muito naquela de manter relações com pessoas entusiasmadas. Ninguém motiva ninguém, mas conviver com pessoas motivadas nos estimula a correr atrás de nossos sonhos.

Grande Abraço

João Luiz Buquera

ANDRÉ NUNES disse...

Acredito que quando um indivíduo tem uma meta profissional, a motivação caminha ao lado, mas é preciso VALORIZAR aquilo que é necessário para atingir tal meta como, no caso, o estudo.
Criar EXPECTATIVAS é uma forma de motivação desde que se tenha maturidade para não levá-lo à INSATISFAÇÃO!!!

ABRAÇO ANDRÉ

Bruna Daniely Alves disse...

Achei muito interessante o tema abordado, até lembrei-me de um vídeo - Daniel Godri, onde ele cita o exemplo sobre o primeiro emprego:
Entramos na empresa vendo os pontos positivos, e isso é o que nos mantém motivados, mas com o passar do tempo surgem aquelas pessoas, as quais não temos os mesmos objetivos, elas começam a nos mostrar o lado negativo, com medo de que futuramente cresçamos na empresa, o incrível é que geralmente conseguem, e é aí que nosso ‘balão começa a murchar’, como diz Daniel Godri.
Realmente é muito difícil nos manter motivados, por diversas circunstâncias do nosso dia-a-dia, mas temos que querer e aceitar que nos manter motivados é uma das peças-chave para um futuro promissor, e também responsável pelo nosso bem-estar, seja profissional ou pessoal, sendo assim, vamos manter nosso balão cheio.
Anteciosamente,Aluna: Bruna Daniely Alves

Unknown disse...

Olá professor Rudi...
Gostei muito do tema,motivação é super importante tanto na vida pessoal quanto na vida profissional,devemos traçar metas e lutar para que elas se realizem, claro que obstaculos sempre encontraremos,porém temos que superar eles e ir em frente.

Um abraço.

eltoni disse...

Oi prof. Rudi

Quando estou motivado tenho mais ânimo para prosseguir e crescer nos meus objetivos,a motivação faz com que sejamos mais eficiente nos estudos, danos mais resultados e nos tornamos mais tranquilo e feliz, não somente quando estudamos mas em qualquer situação de nossa vida.

Anônimo disse...

Rosana
Oi Prof!
É engraçado porque só mediante à algum acontecimento bom ficamos motivados?Mas o que vou me lembrar sempre que estar motivado todos os dias em qualquer situação pode sim me abrir portas, e sei q do outro lado sempre vou encontrar coisas maravilhosas.

Anônimo disse...

Rosana
Oi Prof!
É engraçado porque só mediante à algum acontecimento bom ficamos motivados?Mas o que vou me lembrar sempre que estar motivado todos os dias em qualquer situação pode sim me abrir portas, e sei q do outro lado sempre vou encontrar coisas maravilhosas.

Pesquisar este blog