segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ALUNOS DO IEPAR PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EMPREGABILIDADE


Alunos e convidados da Uniaselvi do Polo IEPAR participaram da palestra Empregabilidade: desafios para o sucesso com o professor Rudimar Birgman. O foco principal foi analisar os desafios do processo de empregabilidade. O professor buscar refletir com os estudantes a necessidade de se preparar para o mercado de trabalho não apenas no processo de seleção e busca pela oportunidade, mas em como se manter dentro das instituições e desenvolver sua carreira.

Um dos pontos destacados no processo de construção da carreira é a necessidade de leitura constate. O professor questionou com os estudantes o que adianta o conhecimento especifico sem a capacidade de construção de novas ideias que só ocorrem com a repetição do processo de leitura, que qualifica o profissional para ser mais crítico no desenvolvimento de seu potencial. O professor realizou sorteio de livros para os estudantes.

A Uniasselvi é uma instituição de ensino com sua sede em Santa Catarina que tem cursos presenciais e a distância. Atualmente são cerca de 65mil alunos que frequentam os cursos da Uniasselvi. A Instituição já formou mais de 5mil profissionais. O grupo é o mairo de ensino superior de Santa Catarina e um dos mais fortes do país. São 40 cursos de graduação e 30de pós graduação. A Uniasselvi está entre as melhores no ensino a distância, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Estudantes em Educação a Distância (ABE-EAD), conforme resultado obtido na pesquisa realizada em setembro deste ano.

A instituição busca oferecer mais do que conhecimento técnico, preocupa-se com o desenvolvimento humano de seus acadêmicos e vem ao longo dos anos capacitando os estudantes por meio de palestras diversas. No último dia 25 de outubro o foco foi empregabilidade.

O professor Birgman leciona, atualmente, para alunos do cursos de Comércio Exterior, Logística, Administração e Mecatrônica no TecPUCPR. Desenvolve atividades como consultor, elabora projetos de treinamento para profissionais de vendas e, ainda que não tenha como foco principal de trabalho, diariamente conversa com executivos em processos de transição de carreira. É coautor dos livros Ser Mais em Vendas e Ser Mais Inovador em RH.

A escolha do tema teve como base o conhecimento do professor nessa temática. Birgman tem 38 anos de experiência em funções executivas em várias empresas multinacionais e familiares. Atuou como Head Hunter na seleção de executivos o que permite trazer aos alunos uma prática de mercado e um olhar diferenciado sobre as reações positivas e negativas no processo de busca por oportunidades na carreira.

Para a psicóloga Rossana Floriano a palestra foi excelente. Destaca que o conteúdo foi apropriado bem de acordo com o público na ocasião “ Ele abordou tópicos atuais, muitos deles representando dúvidas e receios de quem está iniciando uma vida laboral. Além disso, com muito carisma, aproximou-se do público de uma forma muito carinhosa e isso faz toda diferença, pela confiança que cria e pelo modelo que aproxima. Eu diria.... foi show!”diz.

Já a administradora Tarsila Santos conta sua experiência pessoal. “Atualmente estou sem colocação, retornei de Blumenau/SC a 3 semanas, fui atuar na empresa na qual já trabalhava em Curitiba, na área de despachante para iniciar as atividades por lá, apesar de ser despachante e normalmente termos uma visão um tanto quanto simplória, a empresa tem uma metodologia bastante complexa e decidi que aquele era o momento de me arriscar, fiquei por três anos dedicada a esse desafio, retornei para buscar uma nova oportunidade e não ficar estagnada, apesar de estar em uma situação confortável a qual estava colocada”, conta. A administradora afirma que a palestra foi bastante pertinente, pois atualmente está vivendo exatamente o que foi discutido e pode certificar que esta no caminho certo “Foi muito proveitoso de minha parte, fico bastante grata em ter a oportunidade de ter participado”, declara.

A palestra teve apoio da empresa Pilbra especialista em retenção de leitura e da Editora Saraiva.

Endereço: Av. Republica Argentina, 2907 – Próximo a igreja do Portão - http://www.iepar.com.br/















Nenhum comentário:

Pesquisar este blog